domingo , 19 agosto 2018
TREKKING NO MESTRE ÁLVARO
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

TREKKING NO MESTRE ÁLVARO

Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas (planalto) da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espirito Santo. É uma formação rochosa de origem vulcãnica com cerca de 833 metros de altitude.

Tem-se uma vista panorâmica de toda a Região Metropolitana de Vitória e região de montanhas, durante o trajeto ou no cume tem se a vista dos  municípios de  Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Santa lLeopoldina, Cariacica, Viana, e parte de Domingos Martins , além de uma bela vista do Oceâno atlântico.

O Mestre Álvaro é um maciço granítico que, devido à sua altura e posição, tem servido à navegação marítima há séculos. Ele é citado em documentos cartográficos do século XVI. Possui um bosque rico em fauna e flora nativas e algumas cavernas.

Está localizado no município da Serra, que faz parte da região metropolitana da Grande Vitória. Possui 3.470ha e uma variação altimétrica de 100 a 850 m. Situa-se entre as coordenadas de 20º 08´ 32 “e 20º 11´ 28” S e 40º 07´ 42 “e 40º 19´ 44” W.(fonte APA).

Para chegar até o topo, existem quatro trilhas principais, cada uma com seus respectivos comprimento e dificuldade. São elas:

  • Serra Sede.
  • Pitanga.
  • Queimado.
  • Furnas.

O mapa a seguir detalha as posições do início das trilhas, com um rascunho do percurso de Furnas e de Queimado, só para dar uma noção do trajeto percorrido, longe de ter a pretenção de ser um guia para os mais aventureiros. Mostra também a localização do ponto mais alto do Mestre Álvaro e das pedras Três Marias..

Entre as tradicionais trilhas para o cume,  a Serra sede temo destaque, nós da equipe Lagarto Adventure, te guiaremos por todas elas, mas nossa próxima ida, teremos mais que uma trilha, teremos a travessia entraremos por Serra Sede e retornaremos por Furnas, onde no fim da trilha banharemos nos poços de água da trilha.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*