quarta-feira , 21 novembro 2018
Expedição ao  Pico da Bandeira ES x ES Agosto 2018

Expedição ao Pico da Bandeira ES x ES Agosto 2018

Pico da Bandeira o 3º ponto mais alto do Brasil, aguarda por uma visita sua. Com seus 2.892 metros de altitude é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste.

O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama, Espírito Santo, e Alto Caparaó Minas Gerais.

O parque Nacional do Caparaó possui duas portarias de acesso, localizada nos municipios de Alto Caparaó e Pedra menina distrito de Dores do Rio Preto, pelas quais os visitantes pode conhecer o Pico da Bandeira  e diversos atrativos do parque como mirantes, cachoeiras, vales e piscinas naturais. O parque é aberto ao público para visitação todo o ano. Sendo mais indicado a seguir até ao culme durante o inverno.

No Pico da Bandeira existe um amplo sistema de trilhas sinalizadas, de médio e curto e longo percurso e com diferentes níveis de dificuldades sendo assim escolhida pelos usuarios de acordo com sua preparação.

As principais trilhas levam ao Pico da Bandeira, que pode ser conquistada tanto pelo lado  capixaba (trilha Casa queimada, Pico do Calçado, Pico do Bandeira) quanto pelo lado mineiro ( trilha Tronqueira, Terreirão, Pico da Bandeira)  ou até mesmo para os visitantes mais preparado a famosa travessia MGxES ou ESx MG.

No parque o viistante pode contar ainda com quatro áreas de acampamentos localizadas no Parque sendo elas pelo lado mineiro, Tronqueira e Terreirão e pelo lado capixaba Casa Queimada e Macieira. Os acampamentos do parque são bastante estruturados com posto de funcionário, banheiro público, lava pratos, mesas, bancos e churrasqueiras, (apenas no acampamento Macieira).

A equipe Lagarto Adventure esteve na Expedição "A aventura continua" nos dias  03,04 e 05 de Abril de 2015, "Eu cheguei!!" em Abril de 2017  pelo lado mineiro, entre outras e para completar a aventura, estamos seguindo novamente ao ponto culminante da região Sudeste porém dessa vez pelo lado capixaba pela sua 2ª vez levando o publico lançando a sua segunda Expedição no Pico da Bandeirano ano de 2017  nos dias 04, 05 e 06  Agosto com a expedição "Luar como esse no sertão".

Nessa oportunidade Iremos contemplar as belezas capixaba do Alto do Pico da Bandeira conforme o vídeo feito pelo então Erik Zangelmi

Então seguindo a característica da Equipe eis aqui algumas infomações da  Expedição 

Quem deseja ir ao Pico da bandeira pelo lado capixaba, de seguir para o distrito de Pedra Menina- Dores do Rio Preto, onde fica a entrada administrativa do parque pelo lado capixaba.

Como foi citado acima  que o primeiro acampamento seguindo por esse lado é o  Camping da Maciera, mais próximo da entrada do parque e alcançado facilmente por carros, é o camping mais estruturado. Trata-se de um gramado razoázvel com 4 casas, pias  tanques e locais para realizar fogareiros e jantas, com algumas mesinhas e banheiros.Desse ponto com uma pequena caminhada podemos contemplar a beleza da cachoeira do Aurélio um local bem proucurado devido seus poços com grandes quedas. 

Outro acampamento  bastante frequentado é a da Casa Queimada esse próximo acampamento, localizado  cerca de 9 km da portaria o acesso feito por uma estrada pouco pavimentada, neste acampamento predomina a vegetação de campos de atltitude. No local existe banheiros, láva-pratos chuveiros, mesa e bancos.Mapa do Parque do CaparaóO fim dessa trilha, nem sei se pode ser chamado apenas de trilha a alegria de todos os visitantes fica estampado em sua face ao contemplar a obra perfeita do Divino entre elas o nascer do sol, o momento tão esperado por todos.

O que levar para essa expedição:
O sol da montanha exige chapéu e protetor solar.
Capa de chuva também é sempre útil.
Levar baterias e pilhas extras para lanterna ou câmera, pois elas não são vendidas no Parque.
Ter sempre algum alimento na mochila: frutas, sanduíches, barras de cereais e de chocolate
Caminhadas longas exigem hidratação constante.
Ter sempre à mão um cantil com água.
Calçado confortável facilita a caminhada e aumenta sua segurança o parque costuma dar temperaturas abaixo de zero grau, então leve roupas que aqueçam além da barraca leve também saco de dormi e um bom isolante térmico,

Sobre o equipamento de caminhada:
O equipamento básico para a realização dos roteiros diurnos consiste em: calçados confortáveis mais um par de meia fina e a outra grossa, short, calça comprida ou moletom, camiseta, moletom superior, capa fina de chuva, que serve também como corta-vento, lanterna, cantil, máquina fotográfica com filmes e cartões de memória extras, boné ou chapéu de palha, relógio e lanches variados que contenham doces e salgados para um bom equilíbrio.
Um saco de dormir que aguente até, no mínimo, zero grau, uma barraca iglú leve para 2 ou 3 pessoas, isolante térmico. Um equipamento mínimo de cozinha (fogareiros, panelas, pratos, etc.), pedaço de 2x2m de lona
plástica, pilhas extras para a lanterna, pares extras de meias, camisetas, casacos, gorro de lã ou tocas, luvas, manteiga de cacau.

ATENÇÃO:
É proibido usar carvão e fazer fogueiras.
Não é permitida a entrada de motocicletas.
Não é permitida a entrada de animais domésticos.
Cuidado também com cigarros, certificando-se de apagá-los depois de fumar, além de descartá-los nas lixeiras
Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas.
É proibido instalar barracas fora das áreas de acampamento.
Não é permitida a retirada de plantas, flores, frutos, sementes, rochas etc.
Nunca alimente os animais silvestres.

 

Vagas para a próxima expedição em 24 e 25 de Agosto.

Rafael 27 997274998

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*