sexta-feira , 18 outubro 2019

DICAS E INFORMAÇÕES

Dicas de Aventuras

Já se passaram alguns anos desde o dia em que saí de casa pela primeira vez para acampar. Hoje sou um cara adaptado em meio à natureza e não me importo com o conforto de um hotel se eu puder ficar em uma barraca.

Devido ao contato direto com esportes de aventura, pois não sei se escolhi ou fui escolhido como um guia para tal atividade, vou passar a compartilhar com vocês algumas informações e dicas sobre atividades outdoor que fazemos como, por exemplo, campings, caminhadas, trilhas, cachoeiras, circuitos de agro turismo, parques e tantas outras opções que nosso Estado nos oferece.

Atividades outdoor têm crescido muito e em pouco tempo, pois o sufocamento da selva urbana em que vivemos nos obrigou (por vários motivos) a procurar por atividades ao ar livre que por recompensa nos gratifica com vários benefícios dos mais comuns aos mais complexos como, alívio do estresse, melhora do condicionamento físico e saúde mental, além de promover contato direto com a natureza e nos proporcionar diversão por serem, na maioria das vezes, praticadas em grupos.

Essas práticas podem ser encaradas como formas de exercícios físicos e também de relaxamento, já que, enquanto está trilhando, o indivíduo se desliga de suas preocupações e direciona sua concentração totalmente para a atividade que está realizando e desfrutando do ambiente.

Escolhi atuar com atividades de aventura, pois representam um pouco do meu estilo de vida e minhas características. Nosso dicionário descreve que Aventura é “Acontecimento imprevisto, incidente, ação ou empresa arriscada, sucessão de ocorrências resultantes de causas independentes da vontade, contingência, eventualidade, sorte.”[1]

 


[1] Michaelis Dicionário Brasileiro. Acesso em 11/05/2019 <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=AVENTURA>

Por se tratar de atividades em ambientes naturais precisamos nos preocupar com alguns detalhes a fim de evitarmos imprevistos que podem atrapalhar ou até mesmo interromper a sua prática. Alguns questionamentos podem (e devem) ser feitos para a escolha do tipo de atividade como, por exemplo:

 

  • Que tipo de atividade você procura?
  • Onde será feito a atividade?
  • Qual o tempo de duração dessa aventura?
  • Requer ou não a orientação e/ou acompanhamento de guia?
  • Qual nível de esforço para essa atividade?
  • Preciso levar algo como, equipamento, alimentação e etc.?
  • Qual tipo de calçado e vestimenta é o ideal para a atividade?
  • Como faço para reservar vaga e se tem custo?
  • O que pode ser feito no local?
  • Qual o plano de emergência em caso de acidente?

 

Depois de todas essas perguntas medonhas você saberá o quanto estou preocupado com você. No próximo post vamos detalhar um pouco mais essas questões e te orientar em como conhecer os lugares mais indicados para você e sua família iniciarem suas atividades