segunda-feira , 22 outubro 2018
CIRCUITO DE AVENTURAS NOS PONTÕES CAPIXABAS

CIRCUITO DE AVENTURAS NOS PONTÕES CAPIXABAS

O Espírito Santo é um dos estados mais lindos do Brasil. Todos já ouviram dizer isso, concorda? São belezas de diversas dimensões e características, das praias às belezas de nossas montanhas, do cume ao nível do mar. Estamos falando de um dos melhores climas do mundo, de uma das maiores porções de Mata Atlântica sobrevivente do Brasil. Estamos falando de uma infinidade de povos, culturas e religiões escondidos em cada pedaço desse magnífico Estado.

Aqui quando o turista chega fica logo encantado. Por várias vezes recebi grupos de turistas em nossa região e sei muito bem o encanto de cada um.

E você CAPIXABA? Você ESPIRITO SANTENSE? Conhece nosso estado? Conhece a região montanhosa dos PONTÕES CAPIXABAS?

     

Foto: Prefeitura de Pancas

Ah espero que o sim seja a resposta, porém nem todos ainda conhecem os municípios escondidos no interior de nossa terra como, por exemplo, onde se situa o MONUMENTO NATURAL DOS PONTÕES CAPIXABAS.

Esse aglomerado de montanhas, com tamanhos diferentes e significados múltiplos, está localizado em grande maioria em PANCAS.

PANCAS… é para lá que vamos… e o que é Pancas?

Pancas é um dos 78 municípios capixabas situado na região Noroeste do estado do Espírito Santo. Uma cidade cercada por montanhas de diferentes níveis de acesso, porém quase todas com vias até o cume.

Das mais diversas montanhas de Pancas, a Pedra do Camelo passou a ser o símbolo do pavilhão do município.

Foto: Rafael Bordine – Vista da Pedra da Colina e ao fundo a Pedra do Camelo

Além de Pancas, parte do Monumento Natural dos Pontões Capixabas está situado em terras aguiabranquenses como pode ser percebido, por exemplo, no símbolo dessa cidade que foi colonizada em uma das duas imigrações polonesas em nosso país.

Os TRES PONTÕES no interior do município são reverenciados por todos que atravessam o centro da cidade, sendo possível avistar a imponente formação rochosa ao longo olhar.

Mas o que me levou a escrever este post em nosso site além de te convidar a conhecer nosso estado?

De longe parece tudo minúsculo nem parece ser mesmo os pontões, mas nós da Equipe de Aventuras Lagarto Adventure te convidamos a conhecer mais sobre essa região.

Faremos um dos passeios mais cobiçados por aventureiros no estado. Nosso roteiro foi montado para dois dias com trilhas, acampamento, pôr do sol, nascer da lua, rapel, e muita diversão além daquele almoço no sitio CANTINHO DO CÉU feito pela dona Joana, com um requinte de amor e dedicação a todos os visitantes do sitio.

 

Foto: Lagarto Adventure – Camping Cantinho do Céu em Pancas.

Como será nosso roteiro?

Sairemos na noite do dia 6 de Setembro de vários pontos da Grande Vitória (Terminal do IBES, passando pelo Centro de Vitória, Reta da Penha, UFES, Terminal de Carapina e Terminal de Laranjeiras) e chegaremos na manhã do dia 7 de setembro em Pancas. Tomaremos café da manha e seguiremos para um dos distritos de Pancas chamado Lajinha, lá faremos uma trilha até a Pedra do Vidal (ponto de observação dos Pontões Capixabas). Retornaremos para o almoço à tarde e montagem do acampamento.

 

Foto: Júlio Cesar “Jarão’’: Pedra do Vidal – Lajinha.

Após montar o acampamento prepararemos para ver o pôr do sol da Pedra da Colina e o nascer da lua cheia. A Pedra da Colina também é conhecida popularmente por Rampa de Voo Livre.

Foto: Adriano Cardoso – Por do Sol na Pedra da Colina (Rampa de voo livre)

Após o nascer da lua retornaremos ao camping para a noite, onde teremos brincadeiras, sorteios de brindes, churrasco e, se sobrar tempo, iremos dormir.

Na manhã do dia 8 tomaremos o café, equiparemos e seguiremos para o rapel na Pedra da Boca. Um rapel de 100 metros sendo em sua grande parte negativo, ou seja, sem contato com a pedra. De lá é possível ver mais uma parte dos Pontões Capixabas.

Foto: Rafael Bordine – Vista superior da Pedra da Boca, local do rapel.

Foto: Adriano Cardoso – Vista lateral do rapel na Pedra da Boca

Após o rapel, voltaremos ao camping onde vamos tomar banho e almoçar. Após isso, desmontaremos o acampamento e partiremos para a capital.

Roteiro pensado e feito para todos se divertirem durante todo o fim de semana.

Vagas no Whatsaap 27 997274998 Rafael Bordine

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*